Programa S/A Sala Aberta sobre “Reforma do Ensino Médio”

‘Reforma do Ensino Médio – Educação Sitiada’ foi o tema do segundo programa

O Programa foi gravado e transmitido do auditório da ADunicamp no dia 11 de dezembro de 2016.

A segunda edição do programa S/A- Sala Aberta, que foi ao ar no domingo (11/dez), a partir das 15h, com o tema “Reforma do Ensino Médio – Educação Sitiada”, reuniu professores e representantes de entidades ligadas à Educação para discutir as propostas apresentadas pelo MEC na MP – 746/2016, enviada ao Congresso Nacional.

O S/A-Sala Aberta é uma produção da ADunicamp, em parceria com seis coletivos das áreas de comunicação e vídeo, destinado a debater as principais questões sociais, políticas e econômicas da sociedade brasileira. Os coletivos que também integram a equipe do S/A-Sala Aberta são: Comunicadores Populares, Mídia Livre VaiJão, Socializando Saberes, Usina Geradora, NINA e a TV Comunitária Cidade Livre. O programa, aberto ao público, é realizado no auditório da ADunicamp.

PARTICIPANTES

Participaram do segundo programa da série os professores da Faculdade de Educação da Unicamp, Dirce Zan e Luiz Carlos de Freitas; o primeiro-secretário e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho em Políticas Educacionais do Andes-SN, professor Francisco Jacob Paiva da Silva; a integrante da Apeoesp, professora Solange Pozzuto; o advogado Sérgio Albergaria, integrante do Maic (Movimento Advogados Independentes Campinas) e os integrantes de entidades representativas dos estudantes secundaristas Isabela Gonçalves (EE Dom Barreto) e Emerson Santos (UBES).

Este S/A – Sala Aberta contou com intervenções do ator Everaldo Cândido, de Campinas e as entrevistas foram conduzidas por Sávio Cavalcante, do IFCH-Unicamp.

TRANSMISSÃO AO VIVO E NA TV COMUNITÁRIA CIDADE LIVRE

O programa foi transmitido ao vivo pelos sites www.salaaberta.org.br e www.socializandosaberes.net.br e posteriormente foi incluido na grade de programação da TV Comunitária Cidade Livre, com sede em Rio Claro.

MATERIAL GRAVADO

A gravação na integra está disponibilizada nos sites da ADunicamp, do S/A-Sala Aberta e do Socializando Saberes. Tanto a transmissão ao vivo como a gravação estão sob licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0) e podem ser retransmitidas livremente por outros sites e canais de vídeo e tv comunitária desde que não tenham fins comerciais.

Programa S/A Sala Aberta sobre “Reforma do Ensino Médio”

| Blog, Reforma do Ensino Médio |
ADUnicamp
About The Author
- ADunicamp, 38 anos de história - Criada em 1977, em meio a uma ditadura militar que completava 13 anos de instalação e de forte repressão a tudo e todos que se opunham a ela (incluídos nesta conta a imprensa em geral, sindicatos, partidos), a ADunicamp trazia consigo tarefas que pareciam quase impossíveis de serem cumpridas: “atuar como um sindicato, lutando pelos direitos trabalhistas dos professores, e também como uma associação de trabalhadores preocupada com a democracia, empenhada em unir-se a outras entidades semelhantes, apoiando-as. Ao mesmo tempo, deveria dar sua contribuição à Universidade pública brasileira – com o propósito de identificar qual o lugar dessa instituição em um país com as particularidades do Brasil – e à própria Unicamp, que carecia de mecanismos de decisão transparentes e abertos”. (+ ler mais)